quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tributo a Odair José - Vou Tirar Você Desse Lugar (2005)

O que antes era considerado por muitos como “brega” pelas ondas sonoras da FM. Hoje, o cantor goiano Odair José vive uma fase “cult”. Saindo de um período longo de ostracismo, conseguiu se popularizar junto a um público mais jovem, onde eles tiram suas próprias conclusões sobre a música nacional da década de 70. E nessas novas críticas, Odair José não é o símbolo de um artista desprezado, para muitos é a redescoberta da salvação musical de um cenário musical elitizado e indie-americanizado.

Parece moda artistas que foram desprezados no passado, começarem a ter seu trabalho reavaliado por novos artistas do cenário nacional. Essa é uma forma de manter viva a história da música popular brasileira. Neste disco temos Paulo Miklos (Titãs) apresentando uma versão bem rock’n’roll na música “Vou tirar você desse lugar”, destaque para a guitarra de Rick Bonadio bem distorcida e os versos finais da música “Candy” do Iggy Pop. O Pato Fu dilacera corações com a voz carinhosa de Fernanda Takai em “Uma Lágrima”, solo desconcertante da guitarra de John Ulhoa. Mombojó fez a melhor versão do disco com “Ela voltou diferente”, uma música sutil e muito triste, o clima que o órgão traz a música é de fazer chorar. Columbia também fez uma bela versão com uma voz feminina para a música “Eu queria ser John Lennon”, uma pegada bem rock. Entre os artistas selecionados, se pudéssemos citar um que mais se aproxima do som de Odair, é o fã confesso Zeca Baleiro, com uma versão em violão de “Eu, você e a praça”. Mundo Livre S/A traz a versão mais estranha e inclassificada do disco, com uma base eletrônica e a voz de Fred 04 recitando a letra. “Nunca Mais” traz todo o clima lisérgico da versão original com um toque de rock da banda Shakemakers. O Sufrágio traz o refrão mais pegajoso do disco com “Cadê Você” (que nunca mais apareceu aqui). O Jumbo Elektro do vocalista Tatá Aeroplano faz uma versão maluca e enérgica para “A noite mais linda do mundo”. Essas são algumas músicas de destaque no disco que, por ser um tributo, consegue com grande proeza homenagear as várias vertentes fases da carreira de Odair José.

Odair José não teve vergonha de denunciar a mulher por agressão. Não teve vergonha de ir a uma passeata e defender a classe das empregadas domésticas. Não teve vergonha de escrever sobre cabarés e uma possível paixão por uma prostituta. Não teve vergonha, em plena ditadura, de defender o uso do anticoncepcional feminino batendo de frente com a igreja católica. Não teve vergonha de enfrentar um público elitizado sob vaias, cujo mesmo foi convidado por Caetano Veloso para dividirem o palco na música “Vou tirar você desse lugar”. Teve a música “A Primeira Noite de um Homem” proibida pela censura da época e viu vários de seus sucessos ocuparem o primeiro lugar da rádio. Foi o primeiro artista nacional a gravar uma ópera rock com o disco “O filho de José e Maria”. Odair José é uma grande referência para artistas como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, China, Tatá Aeroplano, Marcelo Jeneci e Fernando Catatau. E você ainda vai ficar na dúvida de conhecer a obra desse grande artista. Deixa essa vergonha de lado, essa coisa de gostar escondido não existe mais. Chegou a hora de você redescobrir a poesia popular do Bob Dylan da Central do Brasil.

FICHA TÉCNICA
Artista: Vários
Álbum: Tributo a Odair José - Vou Tirar Você Desse Lugar
Ano: 2005
Gravadora: Allegro Discos
Produzido por: Sandro Belo

FAIXAS
01- Vou Tirar Você Desse Lugar - Paulo Miklos
02- Vida que Não Pára - Suzana Flag
03- Uma Lágrima - Pato Fu
04- Eu Queria Ser John Lennon – Columbia
05- Ela Voltou Diferente - Mombojó
06- Eu, Você e a Praça - Zeca Baleiro
07- Deixe Essa Vergonha de Lado - Mundo Livre AS
08- Foi Tudo Culpa do Amor - Suíte Super Luxo
09- Nunca Mais – Shakemakers
10- E Ninguém Liga pra Mim – Leela
11- Cadê Você – Sufrágio
12- Esta Noite Você Vai Ter Que Ser Minha - Picassos Falsos
13- A Maçã e a Serpente - Poléxia
14- A Noite Mais Linda do Mundo - Jumbo Elektro
15- Uma Vida Só - Arthur de Faria e Seu Conjunto
16- Que Saudade de Você - Terminal Guadalupe
17- Vou Contar de Um a Três – Volver
18- Cotidiano nº 3 - Los Pirata

DOWNLOAD DO DISCO

GRÊMIO RECREATIVO – A NOITE MAIS LINDA DO MUNDO (A FELICIDADE)
MTV - Grêmio Recreativo 2011. Arnaldo Antunes com Odair José, Otto, Paulo Miklos, Bárbara Eugênia e Cidadão Instigado.

ature=player_detailpage">

Um comentário:

  1. Obrigado pelos links para download, e pelo belíssimo texto.

    Quem é fã do mito Odair, sabe; que tudo isso aí é verdade pura...e valiosíssima!

    ResponderExcluir