quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tributo ao Los Hermanos – Re-Trato (2012)

A banda carioca Los Hermanos comemora neste ano 15 anos de carreira. Em homenagem ao grupo que influenciou uma grande porcentagem da música popular brasileira, e porque não, trouxe de volta todo um romantismo/melancolia às poesias musicais. A Musicoteca reuniu 30 artistas brasileiros para retratar alguns de seus clássicos, cada um com sua maneira e estilo, em dois discos lançados de forma gratuita e independente.

Dos artistas selecionados para gravar as canções dos dois discos poucos aparentam ter alguma afinidade de referência musical com o quarteto carioca, muitos insistem em comparar e citar a célebre frase: “parece com Los Hermanos”, mas nestes álbuns a história é diferente. Essa coletânea parece mais um apanhado de revelações da música brasileira fazendo sua interpretação para as belas canções do grupo. Entre os destaques: Bárbara Eugênia canta lindamente ‘O Pouco que Sobrou’; Banda Gentileza faz uma versão de ‘Primavera’ bem caseira e parecida com a original; Do Amor faz uma versão com muito frevo da música ‘Todo Carnaval Tem Seu Fim’, bem animada e divertida; Cícero traz uma versão bonitinha da música ‘Conversa de Botas Batidas’, sem nenhum alarde e em alguns momentos lembrando a versão original.

A nova música brasileira foi muito bem representada nessa última década graças ao Los Hermanos. De 15 anos pra cá misturar rock com a leveza da MPB e o balanço do samba era algo inusitado, comprovando que a fórmula de misturas regionais podem fazer um diferencial imenso para o trabalho da artista. Que diga Chico Science e sua Nação Zumbi que provaram do mesmo doce.

Los Hermanos foi o pontapé inicial da nova safra de artistas independentes que conseguiram criar um público fiel em seus shows, um público diferenciado inovando a forma de fazer/ver um espetáculo musical. Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo deixaram saudades a seus fãs em suas composições e agora seguem em carreira solo.

O primeiro disco intitulado ‘Los Hermanos’ de 1999 trouxe toda uma influência de ska e hardcore que consagrou o grupo, destaque para Anna Júlia e Primavera. Em 2001 foi a vez do ‘Bloco do Eu Sozinho’, com grande influência do samba e da bossa nova conseguiu criar um público fiel e colocar a banda num patamar mais aprimorado da música brasileira. ‘Ventura’ de 2003 foi o primeiro disco a vazar na internet antes do lançamento oficial. O último disco de estúdio, ‘4’ foi um trabalho introspectivo com um grande toque de MPB, que acabou influenciando a carreira solo de Marcelo Camelo e ao rompimento da banda. Em 2012 anunciam uma breve reunião comemorativa de 23 shows por 11 capitais e em abril, o lançamento de todos os discos em vinil. E com esta coletânea/tributo marca a influência da banda nos artistas de hoje e de amanhã. Se você tiver a oportunidade de ver um show dos caras, não perca, você ficará de frente com uma das bandas mais expoentes do cenário nacional, com todo mérito.

FICHA TÉCNICA

Artista: Vários
Álbum: Re-Trato
Ano: 2012
Selo: Musicoteca
Ilustrações: Luyse Costa
Masterização: Eduardo Kusdra

FAIXAS – DISCO I
1. Todo Carnaval Tem Seu Fim – Do Amor
2. Vento – Quarto Negro
3. Morena – Tiago Iorc
4. Retrato pra Iaiá – nana
5. Último Romance – Graveola e o Lixo Polifônico
6. A Outra – Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz
7. Condicional – Pélico
8. Além Do Que Se Vê – Cohen e Marcela
9. Primavera – Banda Gentileza
10. Deixa o Verão – Tibério Azul
11. Tá Bom – 5 a Seco
12. A Flor – Nervoso e os Calmantes
13. Anna Júlia – Velhas Virgens

Bônus Tracks: 
14. Dois Barcos – A Banda Mais Bonita da Cidade
15. Onze Dias – Rafael Castro
16. Azedume (instrumental) – Fusile
17. Anna Júlia (english version) – Velhas Virgens


FAIXAS – DISCO II
1. Um Par – Dan Nakagawa
2. Cara Estranho – Leo Fressato
3. Sentimental – Phillip Long 
4. Fingi na Hora Rir – Nevilton 
5. Do Sétimo Andar – Érika Machado
6. De Onde vem a Calma – Hidrocor
7. O Vencedor – Rodrigo Del Arc e Galldino
8. O Velho e o Moço – Maglore 
9. Samba a Dois – Jô Nunes
10. O Pouco que Sobrou – Bárbara Eugênia
11. Conversa De Botas Batidas – Cícero
12. Pois é… – Transmissor
13. Casa Pré-Fabricada – Lula Queiroga

Bônus Track:
14. Morena – Wado
15. É de Lágrima – João e os Poetas de Cabelo Solto 
16. Adeus Você – Nuvens

O projeto conta ainda, com uma série ilustrações exclusivas interpretadas pela artista plástica, Luyse Costa

CLIPE ADEUS VOCÊ - NUVENS



2 comentários:

  1. Chega a ser inacreditável, nos dias de hoje, um blog sem publicidade e sem nenhum tipo de protetor de link. Sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Muito legal o post!
    Bem interessante seu blog.
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir