segunda-feira, 19 de março de 2012

Cidadão Instigado - Uhuuu! (2009)



Entre Roberto Carlos e Pink Floyd, o guitarrista cearense Fernando Catatau e companhia lançaram em 2009 o excelente álbum Uhuuu! O disco foi gravado com o patrocínio da Funarte e com o apoio do Projeto Pixinguinha, com o investimento financeiro neste projeto a banda conseguiu gravar o disco com uma produção aprimorada, gravando em fita, tudo bem planejado.

A banda que trabalha junta desde 1994, consegue equilibrar os projetos paralelos dos integrantes com o tempo da banda, afinal são amigos de longa data e a mensagem nas músicas é forte, algo que eles viveram ou que realmente tenham acontecido. Você pode encontrar um ou outro tocando por aí com Arnaldo Antunes, Otto, Karina Bhur, Bárbara Eugênia, isso só comprova a versatilidade e a primazia dos integrantes na nova geração da música brasileira.

“Uhuuu!” é um disco com seu tempo, um registro de uma época, Catatau diz no mini documentário que existem músicas de 10 anos atrás presentes no disco. As canções não exploram estilos musicais, parecem pequenas histórias românticas, que passam por nossa vida deixando grandes emoções. “Uhuuu!” não é uma simples expressão surfista (Catatau foi durante muito tempo body-boarder) ou uma saudação aos amigos de Fortaleza, mas um grito de guerra às coisas boas, que traz uma simplicidade às coisas que não precisam ser respondidas, deixem que elas explorem seus sentimentos.

“Contando Estrelas” é o hit brega-setentista carro chefe da banda. Em “O Nada” e o “O Cabeção”, esta última com participação do Arnaldo Antunes, trazem o rock progressivo ao som da banda, aliás podemos notar uma grande influência de Roger Waters no estilo de Fernando Catatau. “Escolher pra quê” é rock, simples, sem muita frescura. “Como as Luzes” é a música mais romântica do disco, a letra é linda e mostra todo o sentimento de Catatau nesta composição. “Homem Velho” é uma homenagem a Neil Young, uma balada divertida, dançante e emocionante. O disco é cheio de vertentes, a banda conseguiu explorar esse lado psicodélico-viajante com boas letras, muitas românticas, e com um instrumental impecável, não é a toa que Fernando Catatau é um dos melhores guitarristas brasileiros da atualidade e seus músicos bastante requisitados na nova música popular brasileira, é preciso ser diferenciado para conseguir status como eles conseguiram.

Catatau é uma pessoa simples, honesta e de coração bom. Já ouviu muitas críticas por sua voz, tem plena consciência de suas excelências e limitações: “Se falam bem, massa! Se falam mal, massa! Eu faço o que gosto e acho que isso já basta pra mim!”. É impossível não gostar do som brega-setentista do Cidadão Instigado, ouça de mente aberta. Abra as portas das suas casas e deixem os Cidadãos entrarem!
FICHA TÉCNICA
Artista: Cidadão Instigado
Álbum: Uhuuu!
Ano: 2009
Gravadora: Independente (Patrocínio da Funarte)
Produzido por: Cidadão Instigado

FORMAÇÃO
Fernando Catatau - guitarra e voz
Regis Damasceno - guitarra, violão e voz
Clayton Martin - bateria
Rian Batista - baixo e voz
Dustan Gallas – teclado
Kalil Alaia - técnico de som e efeitos

FAIXAS
01 - O Nada
02 - Contando Estrelas
03 – Doido
04 – Dói
05 - Escolher pra quê
06 - Como as luzes
07 – Ovelhinhas
08 - A radiação na terra
09 - Deus é uma viagem
10 - Homem Velho
11 - O cabeção

DOCUMENTÁRIO INSTIGANDO NA MULTIDÃO

Produzido por Daniel Mattos (esse mesmo blogueiro da Fanzine Britadeira) e Heitor Sena na Virada Cultural de Jundiaí em 2010.

Um comentário: