terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vivendo do Ócio – O Pensamento é um Imã (2012)

Após o grande sucesso com o álbum ‘Nem Sempre tão Normal’ de 2009 e vencedor da categoria ‘Aposta MTV’ no mesmo ano. Os baianos do Vivendo do Ócio lançam no dia 07 de fevereiro seu novo CD intitulado ‘O Pensamento é um Imã’, com uma produção de respeito, a banda tenta alçar novos horizontes musicais, uma tentativa discreta de se consolidar junto aos grandes no cenário nacional.

FAIXA A FAIXA:
O CD abre com a faixa ‘Bomba Relógio’, riff grudento, rock simples e cru, ao maior estilo que consagrou a banda, é inevitável a comparação com a música ‘Cold Hard Bitch’ dos australianos do Jet.
‘Silas’, a segunda faixa, foi escolhida como música de trabalho, ou melhor, a boa da noite como os baianos falam na música. Hit certeiro, com certeza, essa maré vai dar um caldo.
Para fechar a tríade dançante e rasgada, a música ‘Tudo que eu Quero’. Os vocais que acompanham no refrão me lembram um antigo Tianastácia, com influências de ska e hardcore, sem muita sofisticação, uma das mais bacanas do disco.
Se você não notou nenhuma diferença no estilo da banda nessas três músicas que abrem o CD, não se desespere porque agora você vai ouvir o vocalista Jajá cantando ao lado de Pitty na música ‘Nostalgia’, escute duas vezes seguidas para você conseguir notar a voz discreta da cantora, e assim se familiarizar com a transformação da banda e sua saudade da Bahia, tem tudo para correr por fora como um segundo hit da banda.
Não, isso não é Skank. Na quinta música do disco, ‘Dois Mundos’, os baianos levam ao extremo essa tal de experimentação, a música mais romântica da banda, só espero que eles não levem tão a sério esse lance de eletrônico, para ouvir passando manteiga no pão.
‘Radioatividade’ é a sexta do CD, aqui eles tentam manter o rock simples mas o pé no pop radiofônico é muito forte, o refrão é grudento, ao vivo deve ser um estouro.
Na sétima e oitava música parece que as coisas voltaram a ser como era antes, em ‘O Mundo é um Parque’ e ‘Por um Punhado de Reais’, o clichê está de volta, dançante, só isso!
Se você acha que viu tudo espere, essa é a nona música, ‘O Mais Clichê’. Ao contrário do nome a música chega ao seu ápice na experimentação da banda, também com a participação de Dadi dos Novos Baianos a influência não poderia ser diferente, as guitarras dão lugares a viola, os berros dão lugar ao repente, após duas pancadas essa música causa estranheza, talvez seja isso que eles queiram causar, se você notar!
Você está preparado para terminar esta audição do mesmo jeito que começou? Chegamos a décima música e depois de tantas novidades, a música ‘Eu Preciso me Recuperar’ parece uma ode ao disco antecessor, simples, grudenta e outros artifícios que eles resgatam do estilo que os consagrou.
O disco acaba com ‘Eu Gastei’, as guitarras estão sujas como nunca nesta música, o vocal de Jajá ainda mais poderoso, pouco mais de um minuto de um som garageiro e distorcido, assim como a música acaba deixando o fã da banda esperando algo á mais, o disco parece deixar essa idéia, só conferindo ao vivo para ver o resultado de todo este trabalho.

A criatividade dos baianos é indiscutível, afinal eles estão buscando manter uma identidade. Após um disco meio experimental, meio cru (que remete ao som do primeiro trabalho), eles se transformam numa incógnita, a liberdade seria do amadurecimento natural da banda ou teria o dedo encravado de seus produtores? Este disco pode não ser tão explosivo quanto seu antecessor, a fórmula do sucesso está sendo reestruturada, abusando um pouco mais de sua ousadia e de sua maturidade, creio que o futuro do rock nacional esteja nas mãos desses baianos. Um futuro nem tão distante!




FICHA TÉCNICA
Artista: Vivendo do Ócio (Jajá Cardoso – vocal e guitarra, Luca Bori – baixo e voz, Davide Bori – guitarra, Dieguito Reis – bateria)
Álbum: O Pensamento é um Imã
Ano: 2012Gravadora: Deck Disk
Produzido por: Chuck Hipolitho e Rafael Ramos
Masterizado por: Brian “Big Bass” Gardner (Los Angeles)

FAIXAS
1. Bomba Relógio
2. Silas
3. Tudo Que Eu Quero
4. Nostalgia (part. especial de Pittty e Martin)
5. Dois Mundos
6. Radioatividade
7. O Mundo É Um Parque
8. Por Um Punhado De Reais
9. O Mais Clichê (part. especial de Dadi dos Novos Baianos no baixo)
10. Preciso Me Recuperar
11. Eu Gastei


Clique aqui para fazer o DOWNLOAD do disco
Ou, se preferir, escute todas as faixas pelo You Tube clicando aqui


CLIPE – SILAS
O que era antes uma viagem de bicicleta pela Bahia, agora é de carro pela Itália, o bom humor continua o mesmo!






Um comentário:

  1. Porra parabens ficou massa a materia.
    Só não achei legal a comparação com a musica do Jet. nada haver.
    fora isso ficou legal.

    ResponderExcluir