quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2011 FOI O ANO DOS FREE-DOWNLOADS

Falar do novo cenário nacional dos artistas independentes e não citar a ajuda da internet para sua divulgação é contestar um fiel namoro de muito tempo, que aliás, veio para consagrar o ótimo ano que 2010 proporcionou a esses artistas. Karina Bhur, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Bárbara Eugênia, entre outros, só para citar foram alguns que tiveram grande destaque e conseguiram se firmar em 2011.

O novo conceito de divulgação nada mais é, do que esclarecer a diferença entre acessibilidade e pirataria, uma questão que a muito tempo é discutida e que até hoje existem os dois lados da moeda; uma seria a grande divulgação via downloads e a outra seria a não remuneração pela distribuição dos formatos em MP3. A internet é indiscutivelmente a melhor estratégia de divulgação das bandas, sejam elas nacionais ou estrangeiras, vários desses artistas de destaque de 2011 saíram do anonimato e conseguiram ampliar seu espaço e o alcance de sua música graças ao MP3 que toca no seu IPod, no celular, no computador.




CRIOLO – Nó na Orelha

A bola da vez é o cantor paulista Criolo, que transita sua música entre o hip-hop, o samba, o soul e o reggae. Foi o grande vencedor dos prêmios de melhor disco, música e revelação do VMB 2011, organizado pela MTV. Seu disco, ‘Nó na Orelha’ de 2011, foi eleito o melhor disco nacional do ano pela revista Rolling Stone. Destaque para o seu maior sucesso ‘Não Existe Amor em SP’ cantado em dueto com Caetano Veloso no VMB 2011.

download:
http://www.criolo.net/


KARINA BHUR – Longe de Onde

Após o grande sucesso de 2010 com “Eu Menti Pra Você”, que foi eleito o 3º melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone. A pernambucana, Karina Bhur, em 2011 conseguiu se firmar no cenário nacional conseguindo ter seu último álbum, ‘Longe de Onde’, eleito o 8º melhor disco nacional pela revista Rolling Stone. Famosa por suas empolgações nos shows, a cantora consegue misturar romantismo e ironia com uma riqueza única em suas letras. Destaque para o clipe de ‘Cara Palavra’ gravado no Marrocos.

download:
http://www.karinabuhr.com.br/


CHINA – Moto Contínuo

O polivalente ex-vocalista da extinta banda Sheik Tosado, teve seu lugar ao sol em 2011. O cantor China, que também é apresentador do programa ‘Na Brasa’ da MTV, conquistou, com grande mérito, o posto de defensor dos artistas independentes do ano, fazendo com que a MTV desce mais respaldo aos artistas desse cenário. O CD ‘Moto Contínuo’ teve parceria com as belas vozes de Pitty, Ylana Queirog e Tiê. As músicas transitam entre o dançante e a balada. Um disco denso, enérgico e romântico, onde cada música tem sua característica única. Destaque para o clipe ‘Só Serve Pra Dançar’ que teve a colaboração de suas fãs em vídeos caseiros mexendo as cadeiras, literalmente.

download:
chinaman.com.br


APANHADOR SÓ - Acústico-Sucateiro

Reiventar. Neste disco o quarteto do ‘Apanhador Só’ preferiu lapidar suas músicas mais conhecidas, transformar sucata em percussão – furadeira, máquina registradora, pato de borracha e a roda de bicicleta, símbolo da banda -, uma transmutação de estilos e gêneros, algo entre o incomum e o estranho que faz do Apanhador Só uma banda surpreendente. Um disco com as melhores sem ter uma MTV ou uma Multishow na produção. Destaque para a música ‘Prédio’ e a roda de bicicleta como percussão.

download:
www.apanhadorso.com/


E o que esses artistas tem em comum, além de se tornarem as grandes promessas do cenário da música nacional? Os discos deles estão disponibilizados gratuitamente para download, em suas respectivas páginas, provando que o público é quem faz o show, e para um artista até então desconhecido, o único modo de atrair fãs é com sua música, só assim seu trabalho será reconhecido, para muitos deles, só assim para conseguirem viver como músicos. Você baixaria o CD de um dos artistas acima? Você compraria o CD de um dos artistas acima? Afinal, qual foi a última vez que você entrou numa loja de CD’s?

Nenhum comentário:

Postar um comentário