quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Miranda Kassin & André Frateschi – Hits do Underground (2010)


“Ele é Black&Decker, ela White-Westinghouse”, a banda que compôs essa música, ‘O Degrau’, não é tão conhecida, mas sua música ‘220v’ parece que foi feita para Miranda e André, assim como na música que combina uma ‘furadeira’ com uma ‘lavadoura’, ela completa ele, e ele completa ela. Um casal que consegue transpor todo o romantismo da relação em suas belas interpretações.

Presença carimbada na baixo Augusta, quase sempre no Studio SP. O casal consegue levantar uma bandeira do cenário alternativo representando artistas independentes com um repertório muito bem escolhido dedicado a década de 2000 ( com exceção da faixa ‘Só Tetele’ dos Mulheres Negras dos anos 90). Sejam as canções interpretadas em dueto ou solo, é fácil identificar que as músicas foram escolhidas a ‘dedo’ e em conjunto, até mesmo um ‘filha da puta’ na voz de Miranda Kassin soa bonito como na música ‘Fita Bruta’. Já ‘Artista é o Caralho’ parece um grito rebelde dos novos tempos, enquanto André canta com toda força, em contraponto, Miranda nos tranqüiliza com o refrão. ‘Semáforo’ ganhou uma outra timbragem diferente da rouquidão de Hélio Flanders, ‘Rodaldo El Mundo’ também traz toda uma sonoridade ‘espanol salvaje’ que Wander Wildner trouxe em seus últimos trabalhos, porém, ambas as músicas são as que mais se aproximam de sua versão original. ‘Magrela Fever’ do Curumim trouxe todo uma leveza pro disco, estrofe por estrofe suas vozes vão crescendo até o ápice de seu refrão, o tipo de música que você quer ouvir sozinho, no quarto, em silêncio, com a mão fazendo conchinha sobre os ouvidos tampando o fone, uma das minhas preferidas antes de dormir.

Reservei uma estrofe exclusiva para a melhor música do disco:A junção de uma crônica de Xico Sá com a composição de Tatá Aeroplano, fez da música ‘Dê’ uma última tentativa para que os covardes no amor tomem vergonha na cara, acreditem na felicidade, acreditem no carinho. O amor sempre acaba, mas nunca deixem de enfrentá-lo, seja numa mentira sincera ou como um canalha confesso, e amanheça de cabeça dentro dela! Por experiência própria, encare isso como uma realidade.

Gravar um cd intitulado como ‘Hits do Underground’ pode até soar precipitado, mas foi assim que fizeram dessas canções a melhor homenagem a seus compositores. É sim um cd de intérprete, e o melhor da última geração.



FICHA TÉCNICA
Artista:
Miranda Kassin e André Frateschi
Álbum: Hits do Underground
Ano: 2010
Gravadora: Independente
Produção: Plínio Profeta

FAIXAS
01- Semáforo (Vanguart)
02- Magrela Fever (Curumim)
03- 220 Volts (O Degrau)
04- Deixe-se Acreditar (Mombojó)
05- Dê (Cérebro Eletrônico)
06- Zeitgeist (Numismata)
07- Fita Bruta (Wado)
08- Artista é o Caralho (Rubinho Jacobina)
09- O dia em que Seremos Felizes (Ludov)
10- Só Tetele (Os Mulheres Negras)
11- Rodando El Mundo (Wander Wildner)


Clique aqui para fazer o download do cd

Destaque ao clipe da música ‘Dê’, é impossível não se imaginar sendo um deles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário